terça-feira, 11 de outubro de 2016

Comer para viver ou viver para comer?

Bom dia!

Não sei o que você acha, mas pra mim hoje em dia não há nada mais revolucionário do que se permitir comer um pão com manteiga e café com leite pela manhã, comer um chocolate depois do almoço e jantar uma massa! 


Brincadeiras à parte, quando foi a última vez que você saiu para comer com seus amigos e amigas e o assunto low carb, no gluten, lacfree não foi mencionado? Difícil né!  

Antes que eu seja apedrejada em praça pública, não ignoro o fato de que muitas pessoas possuem intolerância e alergia a certos alimentos e que, por isso, reduzir ou retirar certos componentes da dieta melhora o funcionamento do organismo e, por consequência, aumenta a saúde. 

Na atualidade, com a evolução do conhecimento nutricional, as empresas passaram a investir em produtos para o público com restrições alimentares, que hoje possui à sua disposição uma infinidade de produtos sem glúten ou lactose. Ou seja, hoje os supermercados e os restaurantes são muito mais inclusivos, o que é muito positivo.

Porém, o que me preocupa é que muitas vezes as pessoas usam esse conhecimento de forma negativa, eliminando e "demonizando" certos alimentos mesmo sem ter qualquer intolerância ou alergia, e tornando o simples ato de comer algo muito complicado e proibitivo. Nesse ponto, penso que esse é um problema que acomete as mulheres muito mais do que os homens...

Comer de forma saudável é importante, mas a dieta não deve ser o único assunto das nossas vidas, e nem eventual insatisfação com nossa imagem no espelho pode diminuir todas as outras qualidades que possuímos, ou nos impedir de fazer certos programas, encontrar certas pessoas, vestir certas roupas... (Eu já fiz isso, e você?)

Focar em apenas um determinado aspecto da vida com tanto rigor - alimentação e forma física - não contribui para a felicidade de ninguém! A cada dia estou convencida de que a felicidade decorre do equilíbrio, em que há espaço para cuidar de cada aspecto da vida - corpo, trabalho, relacionamentos, espírito, família, amizades, etc. - sem supervalorizar uma faceta nem negligenciar as demais...

A comida deve nutrir o corpo e a alma também! Comer é mais do que contabilizar calorias, analisar percentual de proteínas e gorduras, cortar carboidratos, eliminar lactose. É partilhar bons momentos ao redor de uma mesa com família e amigos, conhecer a cultura de um lugar novo durante uma viagem, comemorar uma ocasião especial, celebrar a vida! Nāo devemos nos preocupar tanto com o que comemos a ponto de deixar aproveitar os bons momentos que a vida nos oferece!

Devemos nos cuidar sim, mas sem tanta neura, sem fiscalizar o prato alheio, e nos permitindo de vez em quando aqueles pecadinhos gastronômicos que dão tanto prazer! Eu prefiro comer para viver, e não viver para comer, e você?

Beijos!

2 comentários:

  1. Adoooro dar aquela furada na dieta lá no Daniel Briand com um belo croissant high carb e cheio de glúten! hahaha Tento comer de forma saudável a maior parte do tempo, mas se não fossem as eventuais "jacadas", a vida ia ser muito chata mesmo! Falando nisso, aguardo você para um café nada light no Dulce Patagonia! hahaha Bjos!

    ResponderExcluir

Esse é um espaço para trocar ideias e dicas, sempre com bom senso e moderação! ; )