terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Mente saudável, vida feliz!


Olá pessoal!

Hoje vou falar de um dos meus livros preferidos chamado "Pare de fazer drama e aproveite a vida - Como superar a ansiedade, o medo e a negatividade e assumir o controle de suas emoções", escrito pelo psicólogo espanhol Rafael Santandreu.

De acordo com o autor, o segredo para uma vida feliz é manter sua  mente saudável. Para isso, precisamos entender como são produzidas nossas emoções.

Geralmente, pensamos que nossas emoções são produzidas pelos acontecimentos da nossa vida, como por exemplo o término de um relacionamento ou dificuldades no trabalho, fatos que por serem negativos nos fazem nos sentir mal. 

Porém, para Santandreu, os acontecimentos em si não são negativos, pois pessoas na mesma situação sentem-se de maneira diferente, a partir da interpretação que fazem daquele fato. Assim, as emoções seriam produzidas pelos pensamentos negativos que produzimos a partir dos acontecimentos, e são esses pensamentos que produzem estados emocionais como ansiedade, depressão, etc. 

Dessa forma, a melhor maneira de manter a mente saudável é substituir pensamentos exageradamente negativos, que o autor denomina "crenças irracionais", pelos pensamentos racionais correspondentes.

E como fazer isso, você deve estar se perguntando?

O primeiro passo é identificar essas crenças irracionais, que são pensamentos exagerados, que não ajudam a resolver problemas e produzem mal-estar emocional. O autor apresentou a lista de alguns pensamentos irracionais mais comuns:

1. Preciso ter alguém ao meu lado que me ame, senão serei muito triste;
2. Tenho que ser alguém na vida, aproveitar bem meus talentos e virtudes senão vou me sentir um fracassado;
3. Não posso tolerar que as pessoas me menosprezem em público, devo sempre responder e defender minha imagem;
4. Devo ter um apartamento em meu nome, senão vou me sentir um grande derrotado;
5. Ter uma boa saúde é fundamental para ser feliz, o mais desejável é viver muitos anos, quanto mais melhor;
6. Tenho que ajudar meus familiares, minha ajuda é fundamental para a felicidade deles;
7. Se meu companheiro me trai, não posso continuar com essa relação. A infidelidade é uma coisa terrível.
8. Preciso ter uma vida emocionante, caso contrário minha vida será uma chatice e portanto, desperdiçada;
9. Mais é sempre melhor, o progresso é sempre bom;
10. A solidão é muito ruim, os seres humanos precisam ter alguém por perto senão se tornam infelizes.

Essas crenças são exageradas porque representam meras preferências, ou seja, não são condições essenciais para a felicidade. Em última instância, precisamos de muito pouco para nos sentirmos bem - ter abrigo, alimento e segurança.

Identificadas as crenças exageradas, o próximo passo é combatê-las, a partir de três desafios - existem pessoas na mesma situação que estão felizes? Mesmo com esse problema, posso fazer coisas boas para mim mesmo e para outras pessoas? E, por fim, o que será desse problema daqui a 100 anos?

Por fim, devemos substituir o pensamento irracional pelo seu correspondente racional e equilibrado, que nos permite avaliar de forma realista o impacto desse acontecimento e/ou desejo nas nossas vidas.

Por exemplo, acho que toda mulher já se sentiu triste por não conseguir perder aqueles quilinhos a mais. Me parece que a crença irracional por trás desse desejo de emagrecer é a de que só poderei ser feliz se for magra. Mas será que isso é verdade?

Existem pessoas acima do peso que se sentem bem? Com certeza, sim. Mesmo acima do peso, posso fazer coisas boas e interessantes com a minha vida, como viajar, desenvolver hobbies, ajudar os outros? Sim. O que será desse problema daqui a 100 anos? Nada.

O método do autor pode parecer radical, mas a ideia é combater o nosso diálogo interno negativo, que produz emoções ruins e nos impede de aproveitar a vida com toda a plenitude. Me parece um desafio e tanto, não é? Mas cada vez mais me convenço que mudar a nossa maneira de pensar é a última fronteira para alcançar a verdadeira satisfação com a vida.

E você, leitor?  O que pensa dessas ideias?

Beijos da Stefi

2 comentários:

  1. Que bacana! Gostei da proposta, acho que vou pedir um empréstimo desse livro pra você, Stef!! hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol! Com certeza, é uma leitura bem interessante! ;) Bjs

      Excluir

Esse é um espaço para trocar ideias e dicas, sempre com bom senso e moderação! ; )