quarta-feira, 28 de junho de 2017

Dica de leitura da semana - Os segredos da mente milionária

Olá pessoal!

Hoje vou falar de uma leitura que gostei bastante na área de finanças pessoais - o livro "Os segredos da mente milionária - Aprenda a enriquecer mudando seus conceitos sobre o dinheiro e adotando os hábitos das pessoas bem-sucedidas", do autor norte-americano T. Harv Eker.



Ao invés de passar dicas de investimentos ou as melhores maneiras de poupar, o autor defende uma mudança da maneira de pensar sua relação com o dinheiro para, conseqüentemente, criar mais abundância na sua vida, tanto de oportunidades como de rendimentos. 

A premissa de Eker é que os resultados obtidos no mundo exterior refletem aquilo que se passa no interior de uma pessoa. Explico melhor: aquilo que eu penso sobre dinheiro influencia a maneira que eu me sinto em relação à ele. Tais sentimentos levam a ações que produzem resultados no mundo exterior. 

Assim, portanto, aquela pessoa que visualiza a prosperidade como algo negativo, certamente acabará agindo de forma a produzir resultados negativos nessa área. Geralmente a relação da pessoa com o dinheiro é impactada pela crenças que foram passadas durante a infância.

E como mudar esse quadro? A partir da adoção de modos de pensar favoráveis à criação de prosperidade em sua vida, e do descarte daqueles pensamentos negativos. Interessante, não?

Harv T. Eker defende a adoção de 17 "arquivos de riqueza", os tais pensamentos favoráveis ao sucesso, dos quais eu cito alguns que achei bastante pertinentes:

1) Eu crio a minha própria vida, ou seja, sou responsável por aquilo que me acontece;
2)  Pense grande ao invés de pensar pequeno;
3) Foque nas oportunidades, e não nas dificuldades;
4) Aprenda com o exemplo das pessoas bem-sucedidas que você admira;
5) Busque a companhia de pessoas positivas;
6) Aprenda a promover suas qualidades;
7) Seja maior do que os seus problemas;
8) Aprenda a receber;
9) Busque sempre a solução que concilie o maior número de objetivos possíveis (por exemplo, não preciso escolher entre ganhar mais e ter mais tempo com a família, de que forma posso conciliar os dois objetivos?)
10) Aprenda a colocar o seu dinheiro para trabalhar para você, e não o contrário;
11) Aja apesar do medo;
12) Busque aprender e se aprimorar sempre.

O que eu achei mais interessante nessa leitura sobre finanças é que ela defende mudar o nosso interior para então impactar o nosso exterior, a partir da mudança dos nossos pensamentos, os quais afetam nossos sentimentos e impactam nossas ações que produzem os resultados na vida real.

Uma leitura rasa poderia pensar que o livro se trata apenas de como possuir mais coisas e ter mais dinheiro, mas eu absorvi a ideia de que a riqueza almejada no livro é a de possibilidades, abundância e protagonismo, o que convenhamos se aplica a todas as áreas da nossa vida!

E aí,gostaram da reflexão? Me conte o que acharam nos comentários!

Um comentário:

  1. Muito bacana! Hoje li um artigo sobre como temos a tendência de reclamar de algumas situações que não podemos mudar ao invés de nos adaptarmos melhor, por meio do autoconhecimento e acho que é bem isso - quanto mais entendermos como funcionamos, pensamos e sentimos, mais fácil é bolar uma estratégia para atingir nossos objetivos de prosperidade - seja material ou não! Valeu pela indicação de leitura! Bjão!

    ResponderExcluir

Esse é um espaço para trocar ideias e dicas, sempre com bom senso e moderação! ; )