quarta-feira, 14 de junho de 2017

Fazendo acontecer! - Parte III

Olá pessoal!

No último post, fiz uma pequena provocação sobre o método GTD do autor David Allen, que propõe um método de organização pessoal que visa obter maior produtividade em todos os campos da vida, seja profissional, pessoal, social. 

Como isso acontece? Ao "limpar" a mente dos nossos compromissos, lembretes, coisas que devemos fazer, todos devidamente capturados na "caixa de entrada" e organizados em listas revisadas periodicamente, nas quais há clareza sobre aquilo que devemos fazer para concretizar cada um daqueles compromissos, ganhamos fôlego mental para refletir sobre aspectos mais importantes das nossas vidas. 

Ao invés de corrermos atrás do relógio tentando dar conta de milhares de afazeres que nem sabemos por que motivo estamos fazendo, passamos a refletir sobre coisas como:

Quais meus principais objetivos e metas no trabalho?
O que me vejo concluindo em um/três/cinco anos?
Eu me sinto realizado com meu estilo de vida?
Estou fazendo aquilo que realmente deveria estar fazendo?

A partir dessas reflexões, passo a ter mais critério sobre todos aqueles compromissos que assumo comigo mesmo e com as demais pessoas que fazem parte da minha vida, pois uma vez que minha capacidade de realização é limitada, devo priorizar aqueles compromissos que efetivamente consigo cumprir e que me colocam mais próximo daquilo que realmente importa para mim.

David Allen é categórico nesse ponto - cada um de nós é responsável por definir o que está de fato comprometido a fazer acontecer e para alcançar os resultados que almejo, preciso decidir qual é a próxima ação que devo fazer. 

Saber o que temos que fazer para alcançar nossos objetivos nos fortalece e afasta qualquer chance de vitimização, pois se há alguma coisa a ser feita, significa que aquela situação pode ser transformada. Você começa a ver as coisas acontecerem e acredita que pode conquistá-las, num verdadeiro círculo virtuoso.

E para terminar, outra frase que está no livro e achei fenomenal, do Steve Snyder: Só existem dois problemas na vida: você sabe o que quer mas não sabe como conseguir; ou você não sabe o que quer. E qual a solução? Descobrir e fazer acontecer!

Gostaram da série sobre GTD? Não deixem de comentar.

Beijos da Stefi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse é um espaço para trocar ideias e dicas, sempre com bom senso e moderação! ; )