sábado, 23 de janeiro de 2016

Começando!


Esse é o primeiro post do "Espresso com Chantilly", blog em que pretendo compartilhar algumas reflexões sobre o dia-a-dia, lições que aprendo com as mais diversas pessoas e situações, intercaladas com dicas de programas que considero bacanas em Brasília. 

A ideia é mesclar aquelas "sacudidas" que a vida nos dá com momentos de diversão e relaxamento! Espero que gostem!

Outro dia li a coluna do escritor português João Pereira Coutinho na Folha de São Paulo, intitulada "Os escravos somos nós", que aponta, dentre outras coisas, o vício moderno de trabalhar excessivamente e a incapacidade de separar trabalho e vida pessoal, agravada pelo uso constante de smartphones  que nos deixam ligados 24 horas!

O autor critica essa "escravização voluntária" pelo trabalho na medida em que ela revela que o sentido da vida moderna é cada vez mais atrelado à profissão, sentido que antes era encontrado na família, na religião e na política. A maioria gasta muito tempo no trabalho, e pouquíssimo tempo em atividades culturais, como leitura, arte, música.

A identidade construída a partir do trabalho é visível até mesmo nas nossas interações sociais. Toda vez que somos apresentados a alguém pela primeira vez, a resposta àquela clássica pergunta "O que você faz?"  nos remete à uma série de julgamentos sobre se aquela pessoa é bem-sucedida ou não, se ganha bem ou não, se é inteligente ou não... Ou seja, hoje a nossa noção de identidade ("quem eu sou") se revela muito mais pela nossa profissão do que por nossa personalidade, valores e relacionamentos.

Eu não sei vocês, caros leitores, mas abrir o ano com essa reflexão me ajudou a colocar em prática um desejo latente há algum tempo - equilibrar o maior número de áreas da minha vida e buscar outros interesses além do profissional! É um exercício muito legal de auto-avaliação - como está cada área da minha vida? Estou avançando igualmente nos campos profissional, pessoal, espiritual, saúde, financeiro, ou estou privilegiando algumas áreas em detrimento de outras? 

Acredito que buscar o equilíbrio em tudo é a chave para uma vida mais feliz. E dar o pontapé inicial nesse blog tem tudo a ver com essa vontade!





  

9 comentários:

  1. Primeirão a comentar!!! Wohooo
    Parabéns pelo inicio do blog, acho que será muito legal.

    Sobre a reflexão, bom... ainda estou na fase de trabalhar muito... mas conseguindo conciliar muito dos demais aspectos. Não está tudo igualmente distribuído, mas também acredito que esse equilíbrio é meio dinâmico.

    Mas com certeza estou na melhor fase deste equilíbrio!

    Parabéns de novo! Estou curioso pelo próximo post!

    Um Beijao!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Helder! Excluí o segundo comentário porque estava repetido! Com certeza, entender que as prioridades variam ao longo da vida ajuda a ter leveza no momento de fazer as nossas escolhas! Para não perder os próximos posts, assine meu feed! Bjs

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Stefanie! Gostei muito do post, vou acompanhar cada um, vindo de voce muitas coisas legais virão :) Até mais!! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, Stef, adorei o blog. Pelo visto será inspirador! Beijão, Isabela.

    ResponderExcluir

Esse é um espaço para trocar ideias e dicas, sempre com bom senso e moderação! ; )