terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Saindo da crise


 Atualmente, virou  lugar comum ligar a televisão, acessar um site de notícias ou mesmo em uma roda qualquer de conversa, e se deparar com comentários e dados sobre a grave crise que assola nosso país, que acumula dados econômicos desanimadores, com aumento dos índices de inflação e da dívida pública, corte de vagas de emprego, aumento do preço da gasolina, do dólar, do euro... Ufa, a lista de más notícias econômicas é interminável, temperada por um cenário político extremamente turbulento que fomenta um clima de pessimismo e derrota no Brasil.

Nesse cenário desanimador, de acordo com dados pontuados pela antropóloga Miriam Goldberg, na Folha de São Paulo (http://www1.folha.uol.com.br/colunas/miriangoldenberg/2016/01/1728404-quero-ir-embora-do-brasil.shtml), foi registrado no primeiro semestre de 2015 um aumento de 37,5% dos casos de depressão, 60% dos casos de ansiedade e 27,7% dos casos de estresse entre executivos, gerentes e empresários brasileiros, quando comparado com o mesmo período do ano anterior. Segundo a colunista, a sensação de impotência relacionada à crise tem agravado esses problemas psicológicos e muitos encontram como solução "ir embora do Brasil".  (Curiosamente, enquanto procurava a referência  para esse post, digitei a expressão "quero ir embora do brasil" no Google e me deparei com 804.000 resultados.) Miriam finaliza com um questionamento: será que, ao invés de partir, não deveríamos tentar melhorar o Brasil? Partir seria a única saída?

É interessante como esses dados acima exemplificam algo que a Psicologia Positiva já vem estudando desde a década de 90 nos Estados Unidos, que é justamente o efeito contagioso  e reducionista das emoções negativas, que impelem o indivíduo a agir de forma impulsiva para afastar aquilo que é negativo, ao passo que as emoções positivas criam o efeito contrário - ampliam as possibilidades na mente daquele indivíduo que nutre essas emoções. É a chamada teoria do "broaden-and-build effect", cunhada pela professora da Universidade de Carolina do Norte, Barbara Fredrickson, segundo a qual sentir-se emocionalmente bem leva a uma forma de pensar mais integrativa, flexível e aberta a novas informações que, no futuro, podem auxiliar a vislumbrar novos caminhos. (Para mais informações sobre os estudos de Barbara Fredrickson, acesse o site em inglês:http://positivityratio.com/index.php

Claro que não estou aqui sugerindo a ninguém a "tática do avestruz", pois acredito que para mudar a realidade que nos incomoda, seja na nossa vida pessoal, no nosso emprego, na nossa comunidade, no nosso país, temos que antes de tudo reconhecer que algo não está bem. Mas será que focar apenas naquilo que não funciona aqui no Brasil trará alguma mudança positiva? Ou ainda, sonhar com uma válvula de escape trará essa tranquilidade tão sonhada?

Acredito que temos que começar, antes de mais nada, com uma mudança de atitude, interromper a espiral de negatividade que nos cerca e reconhecer as grandes mudanças que estamos presenciando no nosso país. E ter coragem para questionar qual o nosso papel e nossa responsabilidade nesse cenário, já que nosso país é fruto de uma construção coletiva de todos nós brasileiros. Em alguns países, essa construção já está bem mais avançada do que no Brasil,  mas essa evolução é plenamente possível de acontecer aqui. 

E finalizo com um pensamento arrebatador do fundador do Walmart,  o empresário Sam Walton, que ao ser questionado, em 1991, sobre o que pensava da crise que assolava os Estados Unidos à época, falou: "Crise? Pensei sobre ela, mas decidi não participar.". 

4 comentários:

  1. Muito boa reflexão! Acabamos nos deixando levar pela onda pessimista e, certamente, nada de bom sai dessa postura. Acredito que ser mais otimista envolve a coragem de reconhecermos nossa responsabilidade diante de nossas vidas e do ambiente que nos cerca. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente como eu penso, Carol! Primeiro vamos mudar nossa atitude para depois mudar as demais coisas! Bj!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Oi Rô! Que bom que gostou! Continue acompanhando!! Bjs

      Excluir

Esse é um espaço para trocar ideias e dicas, sempre com bom senso e moderação! ; )