domingo, 28 de fevereiro de 2016

Projeto para a felicidade - qual o seu?

Olá pessoal,

Nessa minha busca por uma vida mais prazerosa, um dos meus livros favoritos é o "Projeto Felicidade", da autora Gretchen Rubin, alguém conhece?


Mãe de duas crianças, moradora de Nova Iorque e escritora, Gretchen percebe que, embora tivesse uma vida confortável, não era tão feliz o quanto julgava que deveria ser, motivo pelo qual resolveu iniciar um "projeto para a felicidade". Nesse projeto, ela definiu doze resoluções, uma para cada mês do ano, que ajudariam a alcançar a felicidade dentro de sua vida cotidiana, sem precisar fazer transformações radicais.

Assim, ela iniciou o mês de janeiro com o objetivo de ter mais vitalidade, a partir de decisões prosaicas como dormir mais, se exercitar e organizar a bagunça dentro de casa; em fevereiro, buscou melhorar seu casamento ao brigar de forma construtiva e não esperar por elogios; em março, se desafiou a melhorar sua forma de trabalhar, ao criar um blog e aprender a pedir ajuda e, assim por diante... A cada mês, ela buscava cumprir uma nova resolução que a estimulava a viver de forma mais feliz no presente.

Em dezembro, Gretchen percebeu que havia encontrado sua "fórmula pessoal para a felicidade", resumida pela equação adicionar atividades que fazem bem + agir conforme suas convicções - eliminar comportamentos que geram sentimentos negativos = mais felicidade!

No caso da autora, ela se sentiu mais feliz ao evitar atitudes como falar sem pensar, fofocar, acumular entulho e comer comida processada em excesso, comportamentos que a faziam se sentir mal consigo mesma; ao adicionar atividades que lhe faziam bem, como escutar música e se divertir com a família; e se dedicar a coisas que acreditava serem corretas, como, por exemplo, se envolver com campanhas de doação de órgãos.

Todas essas atitudes criaram mais felicidade na medida em que transformaram a visão que ela tinha de sua própria rotina, que deixou de ser uma mera repetição de hábitos e reclamações para se tornar verdadeira oportunidade de crescimento pessoal, com novos desafios a cada dia!

Achei a ideia de ser mais feliz no dia-a-dia inspiradora, pois também acredito que a felicidade não pode estar associada somente a grandes conquistas ou transformações, como ganhar uma promoção, comprar um apartamento, um carro, ter um filho! Ela deve ser uma atitude diária, que exige uma mudança na forma como vemos nossa rotina e nossos relacionamentos!

Assim como a autora fez no livro, esse ano de 2016 tem sido meu ano de colocar ideias em prática, para aproveitar o presente e ser feliz agora. Para isso, estou aprendendo a não criar expectativas e a reclamar menos, passei a caminhar ao ar livre e a frequentar uma igreja, me desafiei a aprender um novo idioma, criei esse blog, só para citar algumas coisas que estou fazendo!

Claro que essa é uma lista muito pessoal, pois aquilo que me faz feliz pode não fazer nenhum sentido para outra pessoa, pois minhas resoluções estão relacionadas aos meus valores e às minhas características. Nesse sentido, me parece que cultivar a felicidade é também se conhecer melhor, o que é essencial...

E, vocês, queridos leitores, quais suas resoluções para seu "projeto para a felicidade em 2016"?

Beijos!

Um comentário:

  1. Olá Stef!
    Uma das coisas que me fez feliz nesse ano de 2016 foi mudar de cidade. Embora eu gostasse muito de minha anterior moradia, bem como das amizades conquistadas, estar em uma nova cidade forçou-me a novos hábitos e descobertas, ao vivenciar o novo a cada dia.
    Abraço, Rodrigo Medeiros

    ResponderExcluir

Esse é um espaço para trocar ideias e dicas, sempre com bom senso e moderação! ; )