quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Viajar é preciso?

Olá pessoal!

Como passaram o Carnaval?  Espero que tenham aproveitado minhas dicas culturais, para aqueles que ficaram em Brasília! ; )

Hoje estou voltando à rotina depois de viajar para Aracaju/SE no feriadão, o que será assunto para um post futuro, com muitas dicas do que fazer por lá!

E já que estamos falando de viagens, quem nunca ficou com uma "pontinha de inveja" ao ver a timeline dos amigos no Facebook, no Instagram e conferir fotos fantásticas de lugares como Ilhas Maldivas, Tailândia, China, Alemanha, Espanha, entre tantos lugares maravilhosos que existem por aí afora para conhecer? E pensou: "Puxa, e eu só viajo para lugar sem graça, no Brasil mesmo..." ou "E eu fiquei em casa, no feriado, de novo!"

Muitas vezes parece que estamos competindo para ver quem viaja mais, para lugares mais distantes, mais chiques, mais interessantes! Eu mesma já perdi muito tempo com essas comparações sem sentido, e comecei a pensar: "Por que será que gostamos tanto de viajar?"

Me parece que o que atrai na viagem em si não é tanto o destino, mas a ideia de sair daquela rotina do dia-a-dia que nos impede de desfrutar nossos dias fazendo aquilo que mais gostamos, como por exemplo experimentar comidas novas, assistir a uma peça de teatro ou manifestação cultural, visitar um museu, tomar sol, experimentar algo novo como andar de SUP, andar por aí sem rumo... 

Não é tão raro ver pessoas que vivem de segunda a sexta de forma automática (casa - trabalho - casa) e deixam para se divertir somente aos finais de semana, feriados ou férias, como se a vida que valesse a pena ser vivida somente coubesse nesses momentos de ócio e diversão pré-definidos. E aí nesses momentos de "fuga da dura realidade" visitam feiras de artesanato natalinas na Alemanha, assistem apresentações de fado em Portugal, degustam um café da tarde numa patisserie  francesa, conhecem os templos budistas na Tailândia, e retornam ao Brasil maravilhados pela preservação da arquitetura, dos costumes, das paisagens que somente existem "fora do Brasil".  E, de forma contraditória, nunca sequer conheceram pontos turísticos tradicionais de sua própria cidade ou do nosso país...

Com isso não quero dizer que somente se deve viajar para o exterior após visitar todas as atrações locais, mas proponho a todos nós: que tal cultivar um novo olhar para o ambiente em que vivemos e que também possui muitas coisas interessantes para se conhecer e fazer?

Por que não ser turista na sua própria cidade e, dentro de sua própria rotina, se permitir um passeio diferente para aquele lugar "tachado como de turista"? Por que não buscar conhecer as origens das manifestações culturais do nosso próprio país? Por que não se permitir um café no meio da tarde de um sábado para contemplar a paisagem, como se faria em Paris?

Acredito que a beleza da viagem está, essencialmente, em ver o mundo com olhos curiosos, de quem vê tudo pela primeira vez, e está ávido por absorver a beleza em cada detalhe! E isso pode ser feito em qualquer lugar!

Eu descobri verdadeiras preciosidades em viagens despretensiosas, que me fizeram ver beleza onde menos esperava!

Janelas floridas em Goiás Velho - GO
 
Decoração de barraquinha da festa junina da Paróquia Santo Antônio, em Brasília -DF

Decoração natalina em um café colonial da zona rural de São José dos Pinhais -PR
 
Vila holandesa - Parque da Imigração Holandesa em Carambeí/PR


E vocês, queridos leitores, já experimentaram ser "turista na própria casa"?
Ah, não deixem de cadastrar seu email no blog para receber um aviso quando os próximos posts forem publicados e de comentar também! Quero muito saber a opinião de vocês!

Beijos!

4 comentários:

  1. Olá Stef!
    Vou ser turista em minha nova cidade! Rsrs
    Assim, quando meus amigos vierem me visitar, vou saber para onde levá-los.
    Curto muito seus posts!
    Abraço. Rodrigo Medeiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo! Esse é o espírito, ver nossa cidade com olhos de turista!! Que bom está gostando!! Bj

      Excluir
  2. Muito boa ideia, Stef! Ando louca pra dar um rolé na feira da Torre de TV e visitar o Memorial JK (fui quando criança, mas não lembro de naaaada!). E vamos tomar café no Daniel - reabrem dia 15/02 \o/ Bjos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos sim, Carol!! Tenho vontade de conhecer aquele café que tem na torre! A vista deve ser bem bonita! Bjs

      Excluir

Esse é um espaço para trocar ideias e dicas, sempre com bom senso e moderação! ; )